SAÚDE: Deputado destina R$ 100 mil para compra de 50 capacetes Elmo após pedido do vereador Samuel

Atendendo a pedido do vereador Samuel Pereira, o deputado federal Lincoln Portela conseguiu uma verba no valor de R$ 100.222,00, que serão destinados à aquisição de 50 capacetes Elmo. Os equipamentos vão ajudar pacientes internados, que fazem tratamentos contra a Covid-19.

O gabinete do deputado enviou recentemente ofício a prefeita Elisa Araújo, informando que o valor foi indicado junto ao Orçamento Geral da União (OGU)/2021, através das Indicações Impositivas de Bancada. Para que o dinheiro seja liberado o Município precisa confirmar o cadastramento da proposta através do sistema do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

O vereador agradeceu pelo apoio do deputado. Ele lembrou que o equipamento, que muitas vezes evita de o paciente precisar ser entubado, tem ajudado a salvar muitas vidas e vai ser mais uma importante conquista para a cidade.

Como surgiu – O Elmo é um capacete de respiração assistida, desenvolvido no Estado do Ceará como uma alternativa de tratamento aos pacientes com Covid, mediante a falta de respiradores mecânicos, que são essenciais para manter os pulmões funcionando.

De acordo com o site do governo do Estado do Ceará, “o dispositivo foi inspirado na experiência de médicos italianos que usaram máscaras de mergulho no tratamento de pacientes com Covid-19 e no uso de ‘helmet’, capacetes hiperbáricos, utilizados em doenças de descompressão na Europa e nos Estados Unidos”.

O projeto foi concretizado através de uma parceria público-privada, que reuniu o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Funcap, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU 03/06/2021

Cadastre-se em nossa Newsletter

Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor. Jonas 2:9


Contato

    Solicitação de Requerimento

    Rua Vigário Silva, 143 - Centro, Uberaba contato@samuelpereira.com.br